Tuesday, April 5, 2011

DESMAME




É.... meu filho.... a mamata acabou.
Literalmente!!!
Iniciei seu desmame oficialmente no dia em que completou 2 anos e 1 mês: 26/03/2011 (acho bom datar pra gente se situar no espaço/tempo).
O fato que desencadeou minha decisão foi um tapa na cara. Sim, senhor! Nessa época você chegou a bater na sua mãe e no seu pai, coisa que quando você estiver lendo esse blog (assim espero) será impensável.
Você experimentava sua agressividade, sua frustração, contrariedade erguendo a mão bem alto e largando em qualquer um que estivesse na frente. Nesse dia, euzinha estava bem embaixo da sua patola e tomei uma bordoada. O que não me deixou nada contente. Estavamos só nós dois, sozinhos em casa brincando. Bom, como qualquer mãe tentando educar seu filho, expliquei com um tom de voz diferente do habitual que isso não era permitido, que nunca você pode bater na sua mãe nem em ninguém para expressar sua raivinha, que bater é feio, dói, etc etc. Desliguei a TV imediatamente, tirei todos os brinquedos de perto e te coloquei sentado no sofá, pedi que olhasse pra mim e pedisse desculpas. Você choramingou, disfarçou, olhou pro infinito, pediu água, pediu brinquedos, fez de tudo pra fugir dessa situação desagradável.

Depois de mais ou menos 30 min, acredita que você não pediu desculpas? A essa altura do seu desenvolvimento, você já repetia muito bem tudo que a gente falava, formava frases completas, e cantava músicas inteiras, o que indica que você era um menininho muito esperto e com uma memória espetacular. Você foi duro na queda, menino! O que me fez perceber o quanto somos parecidos. Você não só não gosta de pedir desculpas, como não gosta de dar o braço a torcer.
E ao me ver em você, percebi que você é você e eu sou eu. Ou seja: que somos pessoas diferentes e precisávamos cortar nosso 2º cordão umbilical: o peito. Digo nosso porque pra mim estava sendo muito difícil esse momento também.
Decidi que a partir daquele momento eu realmente não precisava nem podia mais te amamentar. E assim foi.

Posso te garantir que foi a coisa mais prazerosa que já fiz em toda minha vida. Por isso fui até tão longe e por isso senti tanta dificuldade.

Agora você não é mais meu bebê. É meu menininho e, como disse minha amiga Denise, tá florecendo na sua vidinha. Ampliando seus vínculos e adquirindo autonomia.
Parabéns filhão! Nova etapa pra nós dois. Independência sua e minha.

Tenho certeza que vai me dar um trabalhão daqui por diante e estou mergulhada de cabeça nessa empreitada. Te amo João.

beijinho da mamãe

REGISTRO HISTÓRICO
1. Músicas que você aprendeu na escolinha (todas essas você que me ensinou):

- "Macaco pula, pula, come banana, nana, enrola o rabo num toquinho de pau pra fazer tchu, tchu, tchu, tchu";
- "A do elefante, que ainda não aprendi direito, mas sei que ele cai e faz tchibum e bate o bumbum";
- "Jacaré passeando na lagoa, viu o peixinho, abriu a boquinha, mostrou os dentes e... nhac, nhac, nhac"
- Lava uma mão, lava outra...
- "Eu sou o pirata da perna de pau, do olho de vidro, da cara de mau..."
- "A dona aranha subiu pela parede..."


2: Músicas que canto pra você dormir e você acabou aprendendo a cantar:
- Minha canção (Chico Buarque)
- Dó re mi (versão de A Noviça Rebelde)
- Let them in (Paul McCartney) - essa foi seu pai que escolheu


2 comments:

TIA DOXIA said...

E DEPOIS DO DESMAME?????????VAMOS ESTOU QUERENDO NOTÍCIAS.
BJS.
SAUDADES,
TIA DOXIA.

Anonymous said...

oi gostei muito do seu blog.
Entre no meu e veja se gosta tambem e seja nosso seguidor, vlw

www.hatesosweet.blogspot.com