Sunday, July 11, 2010

Lembrança de 1 Ano e Pouco



Querido filho,

Estamos eu e sua mãe aqui na sala de nosso pequeno apartamento. Aqui foi o primeiro lugar onde você morou e o nosso primeiro lar. Eu e sua mãe acabamos de pagar esse apê e já estamos passando pro próximo, um pouquinho maior pra você poder ter mais espaço pra brincar. Além disso tem uma pracinha linda lá do lado onde a gente vai se divertir muito. Você já faz muita gracinha e é muito sapeca. Como você pode ver pela periodicidade com que escrevemos, dá muito trabalho também. Vou tentar botar aqui algumas coisas que eu não quero esquecer ou que eu quero dividir contigo.

1 - Você ainda dorme na nossa cama. Às vezes é meio chato pois sua mãe não consegue dormir a noite inteira... mas não tem nada mais delicioso do que você acordando e querendo conversar logo de manhã na sua língua. Às vezes ela sai antes da gente e quem te acalma quando você acorda assustado sou eu. Às vezes eu acordo mais cedo e sua mãe é quem te acalma. Mas a maior parte do tempo você acorda muito bem humorado e de alto astral, ao contrário de mim. Mas logo você me conquista e a casa fica uma alegria só.


2 - Tem alguns dias, especialmente nos fins de semana quando nós todos ficamos enrolando na cama, que eu preparo um café pra você e sua mãe. Normalmente a gente vai para um parque ou vai na casa do seu avô Luigi ou da avó Rozângela. Tem dia que a gente vai pra Santos ver seus bisas Antônio e Neide. Tem dias que a gente vai pra Pinhal e encontra o bisa Renato e a vó Maginha. Você gosta de tudo, não é um cara de não gostar. Só não gosta mesmo é de dor de dente (mas quem gosta, né?). Nessas horas você fica chatinho e quer bater em todo mundo. Fica meio com raiva de tudo. Mas logo passa e tá lá você gargalhando de novo: seja porque a gente canta, seja porque a gente vira uma panqueca, seja porque um cachorro babão tá bebendo água.

3 - Passar o dia com você cansa porque a gente precisa estar sempre atento, preparar almoço e jantar, ver se você está com fome, com sono, mijado, cagado... Mas é assim com qualquer criança. No que depende de você, é tudo bem bacana. Você é um cara muito legal.

4 - Você fica todas as manhãs com a Zefa. Talvez por isso suas brincadeiras preferidas são: passar pano, arrumar a cama, varrer o chão. Você ficou fissurado no ferro de passar. Obviamente a gente nunca deixou você chegar nem perto. Até que sua mãe achou um de brinquedo. Virou imediatamente seu brinquedo favorito. Teve um dia que você chegou a dormir com ele...

5 - Você é apaixonado por cachorro. Outros bichos também te chamam a atencão, mas basta ver um pulguento e você começa a gritar bem agudinho: AAAAAAAAhhh!!!!

6 - Outra coisa que você fica encantado é com ventilador. Não me pergunte por que. Eu já fiz e refiz essa pergunta um milhão de vezes. Você prefere o de teto.

7 - Você inventou um apelido pra mim: Taaaa Tiiiiiiii (meio cantado. o "Ta" subindo. Pausa. O "Ti" descendo. Esse ti é igual o de curitibano (tipo "na casa do titio em Tietê tá assim de tico-tico")

8 - A sua mãe você arrisca um "Ma..." mas como ela tá sempre por perto, você não precisa usar muito.

9 - Você detesta banana. Adora laranja. Come mingau de aveia, iogurte e essas coisas saudáveis. Mas já se jogou num sorvetão e gosta de um docinho. Mas seu negócio mesmo é salgado. É muito engraçado como você come brócolis. E pega os grãos com todo o cuidado pra comer um por um.

10 - Você adora falar com você mesmo no espelho. Rola uma amizade verdadeira.

12 - Os sábados que a gente passa juntos quando sua mãe vai na faculdade vão do pedaço de céu ao inferno de Dante. Ainda não peguei a manha de fazer tudo com você sozinho. Mas tô aprendendo. Quando a coisa vai bem são momentos muito únicos só nossos.

13 - Gosta de ver Cocoricó, Palavra Cantada (Clipes e Pé com Pé ao vivo), Hi Five e as coisas do Discovery Kids...

14 - Durante alguns meses, você só dormia ao som de "Chega de Saudade" do João Gilberto. Acho que já posso dizer que foi o disco que eu mais ouvi na vida. Também posso dizer que foram os momentos mais gostosos que a gente passou junto.

15 - Outra música que te deixava hipnotizado era "Let'em In' do Paul McCartney. Antes dela teve "Undiú" do João Gilberto e "Meu Amigo Radamés" do Tom Jobim.

16 - Você adora ir na Panela (a minha produtora) e subir as escadas. Lá em cima você vai direto pro piano depois passa pelo violão, banjo, até chegar na bateria... Você adora música. E eu nem fiz muito esforço pra isso, não. É uma coisa sua mesmo.

17 - Eu toco um pouco de violão pra você, mas você quer tocar junto (o que atrapalha um pouco na questão musical, mas é muito gostoso ver você se divertindo...)

18 - Você adora a bengala da sua bisa Neide e fica muito à vontade na casa deles. Eles te amam muito e vivem perguntando de você.

19 - Você também gosta de ficar no colo do seu avô Luigi enquanto ele cozinha. Ele fica todo babão achando que você vai ser cozinheiro que nem ele...

20 - Você gosta de balanço, de brincar na areia, ficar na rede, apertar botão, falar no telefone e fica louco pra brincar com a direção do carro. Detesta que a gente mexa no seu nariz.

21- Já andou na garupa da bicicleta, já comeu comida japonesa.

No mais, vamos indo muito bem, ansiosos pela mudança de casa, felizes com essa vida bem comum que a gente adora. Você é uma ótima companhia e tem uma capacidade ímpar de mudar o nosso humor (pros dois lados, mas geralmente pra melhor...). Você e sua mãe são as coisas mais preciosas desse mundo e eu posso me dizer um cara de sorte por ter vocês comigo.

Isso é o que eu lembro. Se vier mais alguma coisa te aviso.

1 comment:

Taturana Pai said...

Ó, João, neto meu, seu velho avô foi citado duas vezes nessa crônica filipesca. Pra mim tá bom: Bim bom, bim bim bom bom...